terça-feira, 14 de maio de 2013

Review: Rin no Sho (O Livro Secreto do Confronto)


Primeiro databook lançado pela Panini...

Yo! Hoje vou fazer algo que muitos irão ficar surpresos... O post será sobre Naruto. Sim, hoje irei comentar sobre o primeiro databook lançado pela Panini (espero que venham outros, de preferência de outras séries como One Piece). Mas, vamos ao que interessa.

Informações sobre o Databook (retiradas do site da Panini):
- Formato 13.7 x 20
- 280 páginas
- Capa Cartão
- Lombada Quadrada
- Papel Pisa Brite
- Publicação Especial
- Preço: R$ 16.90

O databook ou guia engloba os volumes do mangá 1 ao 14 (do início até o "final" do exame chunin), sendo que ele contém um guia com 137 personagens e 87 jutsus mais infográficos e curiosidades. Hiden: Rin no Sho foi adaptado para O Livro Secreto do Confronto.

O guia tem o mesmo tamanho que a versão do mangá como vocês puderem ver nas informações, ele possui "orelhas" nas capas (marcadores de páginas) e a leitura é em sentido oriental (de trás para frente). Começa com 8 páginas coloridas chamadas de Naruto best scene e logo após tem o índice que está dividido em "Capítulo sobre ninjas", "Capítulo sobre técnicas".

Logo após o índice tem uma frase sobre Céu e Terra que o Iruka diz para a equipe 7 quando eles completam a primeira etapa do Exame Chunin.

 Capa (cover).


Personagens:
As informações dos personagens contém: Simbolo da vila, nome do personagem, graduação ninja, habilidades, capacidade (kekkei genkai...), características e histórico (rank de missões). As informações variam de acordo com o aparecimento dos personagens na história, por exemplo, uns tem meia página e outros tem seis (Naruto e Sasuke).

Na parte da habilidade, ele apresenta um gráfico parecido com os de jogos de RPG, como é mostrado na foto abaixo:

O cara é foda... sqn

Em todos os personagens há uma breve descrição e frases. Todos os 137 personagens seguem o mesmo padrão.

Técnicas (jutsus):
As primeiras páginas explicam o que é chakra, selos, etc. Logo após mostra os jutsus sendo divididos em grupos (taijutsu, genjutsu, etc) e em cada jutsu mostra quem pode usar (nível de dificuldade) se depende de uma kekkei genkai ou não.

Harem no Jutsu: Um dos jutsus mais fortes de Naruto

Abaixo do título das técnicas há informações sobre seu alcance (curto, médio ou longo) e nível de dificuldade ("E" de estudante até "S" de suprema... ou como na imagem acima "A" que é uma técnica de altíssimo nível).

Dentro do "Capítulo de técnica" há também uma descrição dos clãs de Konoha e suas técnicas.

Extras: 
Para não descrever muito sobre os extras, há ranking de popularidade, altura dos personagens, análise de personalidade, análise de poder de combate em equipe, o especial Baú de Masashi Kishimoto, etc.

Esboço de Konoha.
Conclusão?
Vale muito a pena adquirir esse databook (e veja bem, eu não sou fã de Naruto e estou falando isso). Eu gosto muito do Naruto Clássico e acho que é uma boa aquisição e um ótimo item para colecionador. Não vou dar uma nota para ele, pois esse é o primeiro databook que eu leio.

Algo que gostaria de acrescentar nesse review:

"Será que Naruto amaciou o coração endurecido
de Sasuke com esse beijo...?!"

Espero que publique logo o primeiro databook de One Piece, que vai do volume 1 até o 21.
E, para que gosta de review em áudio e vídeo, achei um no Youtube sobre o Rin no Sho:


Comentem o que vocês acharam do databook e da postagem!
Até mais! o/